Ampliar a participação de pessoas negras em espaços de decisão e de poder. Essa é uma das premissas da atuação do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal.
Esse objetivo norteou, em 2024, o incentivo a pessoas negras para que participassem de atividades e cursos em espaços formativos e voltados à realização de networking, como eventos, workshops, congressos e seminários. Nesse sentido, R$ 42 mil foram repassados pelo programa para apoiar 12 pessoas em contextos diversos.
Os eixos de suporte contemplaram, por exemplo, estágios internacionais para especialização na área médica e atividades de pesquisa na University of Texas (EUA) e aprimoramento de conhecimentos em língua inglesa na University of Cape Town, na África do Sul.
Outros exemplos de destinação de tais verbas compreenderam a participação na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-29), em Baku (Azerbaijão), assim como ações para garantia de segurança de uma liderança atuante na defesa dos direitos humanos.
Transformação feminina nos territórios
Em paralelo, outras três organizações participantes de edições anteriores do edital Elas Periféricas foram selecionadas para ações de apoio realizadas em 2024 pelo Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso.
Desse modo, os repasses dos recursos provenientes do valor remanescente da parceria institucional com o TikTok, apoiador das edições 3 e 4 do edital, tiveram como foco a incidência em justiça climática e na sustentabilidade de iniciativas periféricas.
Com base nessa premissa, as organizações selecionadas para tais repasses foram o Fundo Agbara (SP), Coletivo Filhas do Vento (PE) e Associação Rede Elas Negras Conexões (BA).