Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

Comunicação

Diálogos plurais pela equidade

Amplificar o alcance das ações desenvolvidas pela Fundação Tide Setubal e fomentar o protagonismo das periferias foram aspectos centrais no trabalho da área de Comunicação em 2024

Contribuir para o debate público sobre justiça social, desenvolvimento das periferias urbanas e enfrentamento das desigualdades com conteúdos capazes de gerar interesse, engajamento e mobilização para mudanças sociais em diferentes públicos. Esse é o objetivo que norteia as ações da área de Comunicação Estratégica da Fundação Tide Setubal.

Dentro dessa lógica, os canais da Fundação tiveram papel estratégico para disseminar conteúdos que destacassem aspectos essenciais para as causas defendidas no enfrentamento das desigualdades.

Ao lado dessa perspectiva, a Fundação Tide Setubal teve como uma de suas metas colocar-se como organização capaz de desenvolver conhecimento sobre o método de trabalho implementado em diversas frentes. Desse modo, a área de Comunicação estruturou seu plano de ação por meio do qual nove publicações foram lançadas no segundo semestre de 2024, entre as quais quatro se referem a metodologias sobre o apoio a lideranças e instituições de origem periférica, assim como a relação entre comunidade e poder público para ampliar a capilaridade e a incidência de projetos voltados à transformação territorial.

Essa lógica dialoga com as diretrizes estabelecidas pela área: posicionar a Fundação como produtora de metodologias inspiradoras para o enfrentamento das desigualdades e construir novas narrativas sobre desigualdades para o público não engajado.

Nesse sentido, o Enfrente, canal da Fundação no YouTube, teve papel central para viabilizar tais diretrizes. A plataforma encerrou 2024 com 922.407 visualizações, ante 444,7 mil views em 2023, e 23,1 mil inscrições. Parte significativa desse patamar deve-se à estratégia de disseminação de projetos desenvolvidos e lançados no decorrer do ano, como o curso de Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça (OSGR), as séries Caminhos pela Equidade Racial, #GalpãodeHistórias e Feitos e Conceitos, assim como a temporada 4 da websérie Ancestrais do Futuro.

Outra rede estratégica para o aumento do alcance da Fundação no ano passado foi o Instagram. Vale destacar que o alcance obtido foi de 12.680.224 visualizações, ao passo que o número de perfis que seguem essa conta da Fundação atingiu a marca de 41.659.

Ainda, a página da Fundação Tide Setubal no LinkedIn registrou alcance de 121.679 views nas publicações realizadas no decorrer do ano, além de 12.652 perfis que a seguem. Finalmente, o site teve 289.377 visualizações em 2024 – como efeito de comparação, esse número foi de 203.192 em 2023.

O apoio à produção de conteúdo e à disseminação de narrativas da juventude periférica foi outra diretriz que norteou o trabalho da Comunicação da Fundação Tide Setubal em 2024. Dentro desse cenário, pode-se destacar o podcast Essa Geração, cuja sexta temporada obteve o segundo lugar na categoria Áudio do 2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade – e a fase seguinte foi lançada em outubro.

Por fim, mais uma ação que dialogou com a diretriz relativa à disseminação de narrativas da juventude periférica foi a quarta temporada da websérie Ancestrais do Futuro, composta por curtas-metragens de cinco coletivas atuantes em regiões diversas Brasil adentro, que contou com lançamento presencial – e participação das pessoas representantes – no Itaú Cultural.

Fernanda Nobre
Coordenadora

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655