Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

Cidades e Desenvolvimento Urbano

Influenciar e sensibilizar o campo do investimento social privado (ISP), poder público e os diversos segmentos da sociedade sobre o papel fundamental da infraestrutura urbana para garantir a permanência e o bem-viver nos bairros periféricos.

Essa premissa, que destaca também a necessidade de promover soluções urbanas que tornem as intervenções mais ágeis, qualifiquem os modelos de moradia e ampliem as oportunidades de investimento público e privado, norteou o trabalho do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal em seu objetivo de desenvolver e fomentar projetos integrados de urbanismo com forte componente de equidade social.

Ao lado da perspectiva segundo a qual o Estado deve também garantir à população o direito de morar com dignidade no seu território, essa abordagem influenciou também a atuação no desenvolvimento de novas arquiteturas financeiras que permitam o capital público, filantrópico e privado alavancar projetos de desenvolvimento das periferias.

O Programa também dialogou com a necessária atuação de diversos agentes públicos e privados para superar os desafios resultantes das mudanças climáticas. Nesse sentido, considerou ser essencial que as soluções habitacionais incorporem estratégias de resiliência, assim como garantir à população o direito de habitar moradias seguras, adaptáveis e adequadas às realidades dos territórios vulneráveis.

Ao lado destas diretrizes, a premissa segundo a qual é mandatório proporcionar condições de habitabilidade e infraestrutura em bairros das periferias foi determinante para a estruturação e implementação dos projetos que o programa desenvolveu no decorrer do ano.

Nesse sentido, o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano esteve diretamente envolvido na realização e monitoramento das obras de drenagem do Córrego Lapena e de urbanização no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. Tais intervenções foram possíveis por meio de articulação entre sociedade civil – com envolvimento direto da Fundação Tide Setubal –, comunidade e poder público.

A articulação entre tais agentes ocorreu por meio da metodologia de advocacy colaborativo, que permitiu o trabalho em conjunto entre essas partes. O seu desenvolvimento foi descrito na publicação Advocacy Colaborativo para o investimento em infraestrutura urbana nas periferias, cujo lançamento ocorreu também em 2024. O material compõe a estratégia da Fundação Tide Setubal de colocar-se como produtora de conhecimento e de metodologias para atuação em periferias urbanas, a qual deriva de sua experiência e trabalho nesses mesmos espaços.

Ainda, a Fundação Tide Setubal foi selecionada, por meio do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, no 2º Desafio Global de Inovação da Citi Foundation e recebeu aporte de US$ 500 mil para aprimorar a segurança habitacional de famílias em situação de vulnerabilidade no Jardim Lapena. O projeto apresentado, que culminou na criação do +Lapena Habitar Renda Zero, foi a única iniciativa do Brasil selecionada para implementação de soluções de habitação permanente para pessoas em alta vulnerabilidade.

Fabiana Tock
Coordenadora do Programa

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655