Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

Democracia e Cidadania Ativa

Ao considerar os desafios enfrentados pela nossa democracia, haja vista a construção e a consolidação do tecido democrático e as desigualdades sociais, de gênero e raça existentes, o Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal considera que a promoção da diversidade e da pluralidade de ideias é fundamental para a população voltar a acreditar nas instituições democráticas como instrumentos capazes de ampliar direitos sociais e melhorar as condições de vida no país. E, desse modo, torná-la de fato completa.

Com base nessa lógica, esse Programa de Influência desenvolve ações que reforcem e divulguem valores democráticos, plurais e de diálogo nas periferias, ao investir no desenvolvimento de habilidades democráticas de lideranças comunitárias. Esse conceito dialoga, então, com a premissa segundo a qual é necessário vivenciar valores democráticos a partir de disputas e convergências nos territórios periféricos, em espaços possíveis para o diálogo e para a construção política de soluções para a vida coletiva.

O Programa Democracia e Cidadania Ativa objetiva promover também iniciativas que ampliem a representação negra e feminina em espaços de debate público. Esse aspecto tem relação intrínseca com a noção de que a garantia de valores democráticos no Brasil depende da formação política ampla e diversa das novas gerações.

Tais diretrizes nortearam o desenvolvimento das ações que o programa implementou e apoiou no decorrer de 2024. Alguns exemplos dizem respeito a ciclos de diálogos sobre temas fundamentais para o debate durante as eleições municipais em São Paulo e para o desenvolvimento da cidade, por meio das Oficinas de Formação do DesJus (Seminários de Pesquisa em Desigualdades e Justiça), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e do seminário Periferia nas Eleições Municipais, organizado em parceria com a Folha de S.Paulo. Ainda, pode-se destacar o 2º Encontro Mulheres na Política: conversa com candidatas a vereadoras, realizado no Galpão ZL, que reuniu candidatas à vereança na capital paulista.

Outros projetos em consonância com essa lógica abrangeram o incentivo ao engajamento político de segmentos diversos da população em iniciativas para melhorar a qualidade de vida de territórios periféricos e o apoio ao trabalho de organizações que trabalham na promoção da cidadania ativa e no fortalecimento do tecido democrático. Um dos destaques é o apoio à formação de grupos de trabalho (GTs) no Jardim Lapena para incidir sobre áreas fundamentais para o desenvolvimento do território.

Uvanderson Vitor da Silva
Coordenador do Programa

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655