Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso

Considerar a equidade racial como aspecto fundamental e indissociável no enfrentamento das desigualdades. Essa lógica norteou o trabalho do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso, em 2024, desde a sua estrutura: anteriormente sob o nome Raça e Gênero, esse Programa de Influência passou por mudança de nomenclatura que evidenciasse o seu escopo de atuação – inclusive pelo fato de a equidade racial e de gênero serem valores fundamentais para todos os programas e áreas da Fundação Tide Setubal.

Com base nisso, o Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso desenvolveu ações e projetos que tivessem como meta promover diferentes formatos de ações afirmativas para assegurar a profissionais negras e negros acesso pleno para alcançar espaços de poder e de decisão. Algumas das iniciativas foram a quarta edição do Edital Traços, para apoiar a formação de docentes no ensino superior, e a participação de lideranças negras em eventos para incidência e advocacy sobre a urgência da promoção da equidade racial.

Ainda, o programa tem também como foco sensibilizar e influenciar o campo do investimento social privado (ISP) sobre a pauta de a equidade racial ser indissociável da promoção da justiça social, sendo necessária a efetiva diversidade em todas as esferas de tomada de decisão, evidenciando que o conhecimento e a expertise de lideranças negras e periféricas devem ser implementados na agenda pública.

Algumas ações com esse propósito foram a produção da websérie Caminhos pela Equidade Racial, assim como as publicações Programa Elas Periféricas – Uma experiência de fomento institucional de organizações lideradas por mulheres negras e Experiência Alas – Um ponto de partida para fomentar o acesso e a inclusão de pessoas negras nas instituições, que descrevem o processo para apoio ao desenvolvimento de lideranças negras. A publicação destaca os aprendizados e desafios que as instituições parceiras encontram ao longo do processo quanto às ações internas. Esses são, afinal, os compromissos internos da Plataforma Alas no que diz respeito às mudanças institucionais para equidade racial.

Viviane Soranso dos Santos
Coordenadora do Programa

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655