O território como centro
A área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal desenvolveu, em 2024, ações em diversas frentes e com perfis variados, mas com o mesmo propósito: enfrentar as desigualdades socioespaciais
O território importa. Essa máxima, que norteia o trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento dos diversos tipos de desigualdade, é a razão de ser da atuação da equipe de Prática de Desenvolvimento Local.
Ao mesmo tempo que ações com incidência imediata estão no radar da equipe da área. A partir do Galpão ZL, núcleo da equipe instalado no Jardim Lapena para apoiar a população do bairro, demais projetos são colocados em prática para permitir, de modo multifatorial, que os impactos sejam potencializados e as transformações no cotidiano da comunidade aconteçam de forma perene. E, desse modo, pôde-se fortalecer projetos com foco em desenvolvimento econômico, humano, infraestrutura com participação política, discutindo a reurbanização, o cuidado e a cultura.
Essa lógica fez com que as iniciativas realizadas dialogassem com diferentes dimensões da vida no bairro. Os espaços como o Coworking, a Oficina Escola de Culinária e o Espaço Gastronômico consolidaram-se como polos de geração de renda e apoio ao empreendedorismo local. Ao mesmo tempo, a mobilização comunitária se fez presente por meio dos Grupos de Trabalho (GTs), organizados em torno de temas prioritários como meio ambiente, juventude, economia solidária e reurbanização.
A busca pelo contato amplo com a comunidade também se observa nas atividades esportivas, voltadas para o público infantojuvenil, nos eventos para faixas etárias plurais no Ponto de Leitura do Jardim Lapena – instalado no próprio Galpão ZL e que completou 15 anos de existência em 2024 – e nos cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional, por exemplo, todas iniciativas que fazem parte da rotina do espaço.
Essa lógica se aplica também ao Plano de Bairro do Jardim Lapena, organização de moradores em torno das prioridades urbanas do território que seguiu como ferramenta essencial na incidência por melhorias estruturais. Em 2024, duas conquistas importantes ganharam forma: a entrega do Projeto de Caminhabilidade - readequação de ruas e calçadas do bairro concluído em 2024 - e o início das obras do Projeto de Drenagem, ambos construídos em parceria com o poder público e com participação ativa da comunidade.
Vale dizer que os aspectos mencionados neste texto são a porta de entrada de todo o trabalho desenvolvido pela equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. Confira nos textos a seguir os detalhes e a abrangência de tais iniciativas.

Andrelissa Teressa Ruiz
Coordenadora

Marcelo Ribeiro Silva
Coordenador