Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

Programas de Influência

Para estruturar saberes e influenciar a sociedade civil

Produção de pesquisas, ações em parceria com agentes das periferias e diálogos com o poder público e atores da sociedade civil nortearam a atuação dos programas de influência da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades

Influenciar a opinião pública, o campo do investimento social privado (ISP) e governos para que se inspirem, atuem e invistam de forma colaborativa e articulada, tendo as periferias e seus sujeitos como prioridade. Essa premissa norteia a atuação dos Programas de Influência da Fundação Tide Setubal para que o trabalho de enfrentamento das desigualdades ocorra de modo multidisciplinar e capilarizado.

Dentro dessa lógica, as ações dos cinco programas incidiram em segmentos variados, mas igualmente estratégicos em âmbito social. Essa abordagem reverberou, por exemplo, no desenvolvimento de iniciativas voltadas ao incentivo à participação e ao engajamento de populações das periferias urbanas, seja no fortalecimento do tecido democrático ou na atividade econômica territorial e sustentável.

Além disso, a dinâmica com a população, por meio de articulação com o poder público para viabilizar demandas históricas, converteu-se em intervenções urbanísticas e infraestruturais voltadas à garantia de qualidade de vida para esse grupo.

Em paralelo, o diálogo permanente com agentes do Estado teve como foco sensibilizar profissionais em gestão pública e atores políticos sobre a necessidade da adoção de medidas orçamentárias com foco em gênero e raça para o enfrentamento das desigualdades. E essa mesma lógica vale para ações para sensibilizar a sociedade civil e o ISP sobre o papel estratégico que o apoio ao desenvolvimento de lideranças negras e com trajetória periférica tem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ainda, os aprendizados resultantes do trabalho realizado nesses respectivos segmentos colocam a Fundação, consequentemente, como apta a produzir e compartilhar conhecimentos quando se fala na atuação nos territórios periféricos. A partir disso, objetivou-se desenvolver publicações com metodologias sobre o desenvolvimento de iniciativas nesses espaços – e voltada aos sujeitos que lá habitam – em favor da promoção da equidade. Essa estratégia visa compartilhar conhecimentos e métodos de trabalho nesse contexto.

Por fim, os aprendizados decorrentes da atuação dos cinco programas de influência, em particular quando se fala na atuação territorial e na relação com lideranças negras, motivaram, em conjunto com o debate sobre democratização do acesso à saúde mental, a Fundação Tide Setubal a criar um sexto programa. A incidência e o trabalho que a Fundação acumula nessa área desde 2019 motivaram, então, a consolidar a sua atuação em um novo programa de influência - cujos conteúdos e propostas estão em desenvolvimento. Logo, a partir de 2025 a Fundação terá seis frentes programáticas.

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655