Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

1

Sistematizar e estruturar o apoio a lideranças

A publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças compartilha aprendizados e estratégias relativas ao apoio a organizações e agentes que atuam no enfrentamento das desigualdades

Pluralidade, influência, diálogo e incidência

Compartilhar a trajetória e o caminho percorrido no fomento de projetos. Essa lógica norteou a criação da publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças.

A metodologia foi desenvolvida a partir do aprimoramento da prática de fomento realizada nos últimos anos e teve a sistematização do material elaborada em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal. A publicação da metodologia evidencia também o aprendizado sobre a necessidade de simplificação do financiamento no campo da filantropia, tem como objetivo divulgar às organizações da sociedade civil (OSCs) e do campo do investimento social privado (ISP) as lições assimiladas, por meio do trabalho, para aumentar o alcance e maximizar os efeitos de apoios financeiros para organizações e lideranças destinatárias de tais recursos.

Para atingir esse propósito, a equipe de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal estruturou o material, valendo-se da escuta atenta de organizações e lideranças parceiras, para enfatizar a importância de simplificar o financiamento filantrópico. Desse modo, objetiva-se, com a metodologia desenvolvida, auxiliar organizações, lideranças e demais institutos do ISP a otimizar os seus respectivos processos de fomento.

“A ideia, com essa metodologia, é eliminar a complexidade do processo e estabelecer um canal direto com as iniciativas e pessoas apoiadas. E, com isso, tornar o acesso às principais informações que subsidiam as análises sobre o fomento mais ágil e facilitado.”
(Guiné Silva, coordenador de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal)

Sobre processos e aprendizados

A mudança da missão da Fundação Tide Setubal em 2017, quando a houve expansão do alcance do trabalho desenvolvido para além do Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, motivou, a partir da experiência adquirida por meio da atuação no território, a elaboração de estratégias de fomento conectadas às demandas das organizações e lideranças apoiadas.

Essa estratégia deveria envolver também a capacidade de adaptação da área de Fomento a Agentes e Causas a diferentes contextos, ao prever o uso de ferramentas que favorecessem a reflexão e o aprendizado. Essa lógica contempla também a existência de subsídios para a tomada de decisões em níveis estratégico e operacional.

Outro ponto de destaque na publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças diz respeito à relação entre organizações apoiadas e a Fundação. Essa dinâmica, que contempla o acompanhamento e a prestação de contas dos projetos selecionados, ressalta como ambas as partes devem ter visão ampla e definida sobre o processo de fomento de modo geral. Também refere-se ao cumprimento de metas traçadas, realizações alcançadas durante o projeto e oportunidades para melhorias contínuas. Isso tudo permite, finalmente, que seja possível promover um processo gestor orientado por evidências.

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655