Fomentar projetos que reforcem e divulguem valores democráticos, plurais e de diálogo em periferias urbanas. Esse é um dos eixos centrais do trabalho do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal em favor da promoção do engajamento político da população de territórios com participação reduzida em esferas de poder e de decisão.
Ao promover iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos que contribuam para a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, o programa apoia ações e envolve-se no desenvolvimento de projetos com esse propósito no Jardim Lapena, onde está localizado o Galpão ZL, espaço que marca a presença da Fundação Tide Setubal na zona leste de São Paulo.
Em cooperação com a equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação, o programa impulsiona o núcleo por meio do desenvolvimento de ações, como a criação dos grupos de trabalho (GTs) sobre temas caros ao território. A saber, os GTs são atuantes nas seguintes áreas:
- Meio Ambiente e Sustentabilidade;
- Cultura;
- Economia Solidária;
- Reurbanização do Baixo Lapena;
- Infraestrutura;
- Imigrantes;
- Juventude.
Os GTs envolveram-se, cada um em seu segmento, em atividades e projetos que evidenciaram seu respectivo papel estratégico para a mobilização política no Jardim Lapena. Por exemplo, o GT de Economia Solidária esteve presente em um curso da mesma temática oferecido pelo Instituto Paul Singer, que aconteceu no território.
Outro exemplo da influência dos GTs no Jardim Lapena diz respeito à ação do segmento de Juventude. As integrantes do grupo participaram, em novembro, da mesa Periferias em Ação: lidando com a complexidade da atuação em contextos urbanos de vulnerabilidade, parte da programação do G20 Social, na qual falaram sobre o incentivo ao engajamento político entre jovens do bairro.
“A participação ativa da população na identificação de demandas, no direcionamento de investimento e na melhor implementação das políticas públicas é, há muito tempo, uma forma de ampliar a eficácia e a eficiência do poder público. A expansão dos processos participativos é um dos caminhos para que a ordem política democrática contribua para a redução das desigualdades sociais no Brasil.”
(Uvanderson Vitor da Silva, coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa)
Diálogos sobre propostas e ideias
Com a proposta de dialogar sobre as eleições com a comunidade do Jardim Lapena, o Programa Democracia e Cidadania Ativa apoiou, em setembro de 2024, a organização do 2º Encontro Mulheres na Política: conversa com candidatas a vereadoras. Realizada no Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, a atividade reuniu aspirantes à vereança na capital paulista.
A escolha pelas candidatas, apenas mulheres, vai ao encontro da proposta de dar visibilidade a grupos minorizados que, muitas vezes, desaparecem no contexto eleitoral pelas regras e escolhas partidárias. As lideranças políticas presentes foram:
- Adriana Vasconcellos (MDB);
- Célia Assumpção (PT);
- Elaine Mineiro, da mandata coletiva Quilombo Periférico (PSOL);
- Jady Veríssimo (PSB);
- Jaque Petrovik (União Brasil);
- Keit Lima (PSOL).
Os tópicos norteadores dos temas debatidos durante o evento, ao qual compareceram moradoras do Jardim Lapena – que lotaram o Galpão ZL –, foram relativos a marcadores como gênero, raça e território. Desse modo, as intervenções das participantes passaram pela dimensão do cuidado – de crianças e pessoas com mobilidade reduzida –, por meio da criação de projetos para assistência de mulheres responsáveis por tarefas com esse perfil e de equipamentos públicos para suporte nesse contexto.
Ainda, as intervenções das candidatas à vereança participantes do 2º Encontro Mulheres na Política: conversa com candidatas a vereadoras passaram pela urgência de haver mais investimentos, em caráter multidisciplinar, nos territórios periféricos.
“A política institucional decide se os direitos chegam. E, inclusive, uma cidade boa para as periferias é uma cidade boa para todas as pessoas. É necessário discutir o orçamento da cidade para ser possível ter o melhor projeto. Se o dinheiro não chegar, é necessário disputar na política institucional.”
(Keit Lima)
Juventudes no roteiro
Outra iniciativa que contou com o apoio institucional do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação diz respeito à realização de sessões do Cineclube Spcine Galpão ZL. A ação, fruto de parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo com foco no desenvolvimento dos setores de cinema, TV, games e novas mídias que tem como objetivo promover reflexões na comunidade do Jardim Lapena.
A ideia da programação é proporcionar aos moradores a experiência de assistir às sessões e trocar impressões com produtores audiovisuais que criam seus filmes a partir das periferias, com narrativas e linguagens que partem do contexto dos territórios. Além de formar espectadores, existe o desejo de revelar o audiovisual como uma possibilidade para os jovens da ZL.
Houve, em 2024, três sessões do Cineclube Spcine Galpão ZL. A primeira edição do projeto aconteceu em outubro e contou com a participação de representantes das cinco coletivas que fizeram parte da quarta temporada da websérie Ancestrais do Futuro – e os respectivos curtas-metragens foram exibidos:
- Bora Fazer Filmes (MT);
- Gueto Hub (PA);
- Coquevídeo (PE);
- Cine Kafuné (RS);
- Núcleo AOTA (SP).
A segunda edição do Cineclube Spcine Galpão ZL teve mediação de Luzia de Souza, professora da EE Pedro Moreira Matos, situada no Jardim Lapena, e contou com a participação do cineasta Well Amorim e de Wes Xavier, pesquisador e integrante do Cinequebrada, coletiva que fez parte da temporada 2 da mesma série.
Já a terceira sessão do projeto teve como foco as Guardiãs do Território, grupo atuante no Jardim Lapena que desenvolve atividades para a promoção do bem-estar da população do bairro. Por fim, o encontro final do Cineclube Spcine Galpão ZL aconteceu em janeiro de 2025.