Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

3

Juventude, cultura e futuro

Produzida por integrantes do curso de multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra, temporada 7 do podcast Essa Geração aborda como a cultura molda a vida de jovens negras e negros

Apoiar as narrativas e a produção da juventude periférica é uma das diretrizes de comunicação da Fundação Tide Setubal. Alinhado a essa proposta, em 2024, o podcast Essa Geração deu continuidade à parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra. Esse encontro, que começou em 2023 com um grupo de jovens formados pelo curso de multimídia e produziu a sexta temporada propondo aos ouvintes compreender a decolonialidade, foi premiada em 2024 com o segundo lugar no 2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, na categoria Áudio.

Análise e mergulho culturais

A parceria mantém-se na sétima temporada, que mergulha na relação entre jovens e cultura, ao aprofundar o entendimento sobre as complexidades culturais da juventude periférica e negra.

Para isso, o tema é apresentado em cinco episódios, que mostram como o conceito de cultura vai além da arte e do entretenimento, ao destacar os modos de vida que conectam pessoas e suas histórias. Nesse sentido, a abordagem de cada um dos temas consiste no multiculturalismo, refletindo as realidades desse grupo em São Paulo.

“Os acontecimentos sociais e políticos dos últimos anos afetaram de modo intenso as juventudes, em particular as que vivem nas múltiplas periferias país adentro. Ao mesmo tempo que se veem, muitas vezes, sem perspectiva econômica ou social, elas dão sinais cada vez mais fortes do seu protagonismo político. Isso passa por dialogar, de modo propositivo, sobre diversos temas, como a multiculturalidade e as produções dos seus territórios.”
(Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação Tide Setubal)

Confira a seguir os assuntos principais dos episódios da temporada 7 de Essa Geração.

Episódio 1
As narradoras Arielly Tombô e Maria Irmany abordam o que de fato é cultura. A partir do conceito de multiculturalismo, que surgiu no final do século XX, elas conduzem uma reflexão sobre as diversas manifestações culturais no Brasil e em São Paulo. A pergunta “Você já parou para pensar como a cultura molda a sua vida?” norteia a discussão. O episódio investiga como as encruzilhadas culturais da cidade dão forma à vida de seus habitantes, conectando territórios e histórias por meio de expressões artísticas e culturais.

Episódio 2
Toni Baptiste, pesquisador e artista multimídia, traz a discussão para o espaço público urbano, analisando as encruzilhadas culturais da periferia e do centro da cidade. Quem faz a mediação é Brisas Ribas, que aprofunda o debate sobre as narrativas urbanas e como os jovens artistas das quebradas reconfiguram esses espaços.

Episódio 3
A narrativa propõe um mergulho na tradição oral, peça essencial para a valorização da cultura brasileira. Maitê Freitas e Caio Santos, especialistas em oralidade e comunicação, discutem como essa tradição se manifesta nas periferias e nas comunidades negras. Além disso, o episódio mostra como ela continua viva, resistindo ao apagamento imposto pelo tempo.

Episódio 4
Com mediação de Daniel Ferreira, o episódio explora as contribuições africanas para a formação cultural do Brasil. As convidadas Larissa Edy, da Costa do Marfim, e Lassalette Jorge, de Angola, compartilham suas histórias e percepções a respeito da interculturalidade entre Brasil e África. A partir disso, elas refletem sobre como a amefricanidade, conceito desenvolvido por Lélia Gonzalez, se expressa em nosso cotidiano.

Episódio 5
O episódio de encerramento da temporada 7 do podcast Essa Geração tem como foco os coletivos culturais e equipamentos urbanos como motores de transformação social. Bárbara Luiza e Fernanda Souza trazem suas experiências como ativistas e artistas para discutir como a cultura transforma territórios, especialmente nas periferias paulistanas.

E a audiência?

Desde sua estreia, em 31 de outubro de 2024, até 31 de dezembro do mesmo ano, a temporada 7 do podcast Essa Geração contou com 733 ouvintes. De acordo com o levantamento disponibilizado pelo Spotify for Podcasters, o projeto teve crescimento de seguidores estimado em 19%. Além disso, a temporada contou com 92% de novos ouvintes.

Confira a seguir quantas vezes cada um dos episódios foi ouvido:
O que é cultura?: 156 ouvintes
Pluralidade na cultura brasileira: 120 ouvintes
A importância da oralidade para a construção social do Brasil: 162 ouvintes
Onde se encontra a África-Brasil?: 112 ouvintes
Sobre equipamentos e coletivos culturais: 183 ouvintes

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655