Relatório Anual 2024

Edição: Fernanda Nobre

Concepção editorial: Amauri Eugênio Jr. e William Luz

Reportagem: Amauri Eugênio Jr.

Revisão: Lupa Texto

Projeto gráfico e diagramação: Gaya Vieira

Programação: Kelvin Crisos

Fotos: Tiago Queiroz (Foto Home)/ Marcos Morais (15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena) / Daisy Serena (lançamento da websérie Ancestrais do Futuro) / José Cícero / DiCampana Foto Coletivo (evento Plataforma Alas em Debate) / Léu Britto / DiCampana Foto Coletivo (lançamento do livro Minha Escolha pela Ação Social / Divulgação

2

Lideranças em favor da equidade racial

Websérie Caminhos pela Equidade Racial fala sobre os papéis que o ISP, empresas e escolas têm na luta antirracista

Dialogar sobre os caminhos para a equidade em diferentes espaços da sociedade é a proposta da websérie Caminhos pela Equidade Racial, que chega à sua terceira temporada.

A ideia é que o diálogo entre especialistas do campo do investimento social (ISP) privado por meio do audiovisual possa inspirar e aprimorar ações que buscam inserir e apoiar lideranças negras em espaços de poder e decisão, assim como faz a plataforma Alas, seus parceiros e o Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal.

Na edição 2024, a websérie foi criada no formato de mesacast, com três grupos de especialistas para debater: qual é o papel que lideranças do campo do investimento social privado (ISP), do segmento empresarial e do sistema escolar têm na luta antirracista? Essa pergunta norteou a produção da nova temporada de Caminhos pela Equidade Racial.

Temas diversos, mesma raiz

Os três episódios da nova temporada da websérie são apresentados pela jornalista Adriana Couto, que também intermedeia os diálogos entre as pessoas participantes.

Desde seu lançamento, em 21 de agosto de 2024, os três episódios tiveram, até 31 de dezembro, 114.523 visualizações.

A mesa que aborda as potencialidades do investimento social privado como instrumento antirracista teve 29.345 views desde a estreia até 31 de dezembro. O diálogo, que retrata diversas dimensões nas quais o ISP pode ter protagonismo na luta pela promoção da equidade, passa também pelos avanços e resistências nesse contexto, além de abordar como esse campo pode funcionar como instrumento antirracista. O encontro conta com a participação de:

  • Sueli Carneiro, filósofa e ativista, coordenadora-executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra;
  • Inês Lafer, fundadora do Confluentes, diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer e presidente do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife);
  • Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal.

O segundo episódio trata das dimensões da responsabilidade social no setor privado, cujo foco está em aprofundar o debate sobre o tema. E, desse modo, coloca em evidência a urgência de haver compromissos e iniciativas empresariais no enfrentamento do racismo. Estão presentes na conversa:

  • Carla Crippa, vice-presidente de relações corporativas da cervejaria Ambev;
  • Guibson Trindade, cofundador e gerente executivo da associação Pacto de Promoção da Equidade Racial;
  • Theo van der Loo, investidor e conselheiro da Grüne Labs;
  • Fabio Alperowitch, fundador e CIO da fama re.capital.

Finalmente, o episódio de encerramento da websérie aborda o papel estratégico da educação antirracista, ao destacar as possibilidades e desafios da educação antirracista e da inclusão e permanência das pessoas negras no ensino brasileiro para, enfim, auxiliar na construção de uma sociedade pautada pela promoção da equidade racial já no ambiente escolar, com a presença das seguintes lideranças:

  • Bruna Arruda, embaixadora da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Insper;
  • Rosemary Segurado, professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Nicole Carnizelo, diretora-executiva da Associação Santa Plural.

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar

04536-000 | São Paulo | SP Brasil

Telefone: (11) 3168-3655